As imobiliárias estão inseridas em um mercado cuja característica principal é justamente a instabilidade, e a receita mais regular dentro deste cenário é o aluguel, quando existe. Por esse motivo, entende-se que a gestão financeira imobiliária é imprescindível e trouxemos algumas dicas para te ajudar.
Um controle financeiro da imobiliária realmente eficiente consiste em ações primordiais ao longo da gestão, dessa forma é possível alcançar uma manutenção efetiva das receitas, bem como os lucros.
O motivo para nós termos escolhido falar sobre controle financeiro da imobiliária é por entender que esses profissionais e empresários estão sujeitos às mais diferentes mudanças econômicas, que acontecem em larga escala.
Vamos conferir algumas dicas que podem te ajudar neste momento?
Traçar quais as metas e objetivos da imobiliária
Antes de começar o próprio planejamento em si, é necessário que se defina quais as metas e os objetivos centrais da empresa, assim o foco com certeza será mais rápido.
E não existe nenhum tipo de regra quando o assunto é traçar as metas e objetivos, pode ser qualquer coisa, óbvio que deve estar dentro do caminho do seu sucesso, mas quando a definição não tem um padrão certo.
Nós temos a ressalva de que esse objetivo deve estar muito claro, para que não haja nenhuma dúvida.
Após definir o objetivo e meta, você deve engajar os seus colaboradores a alcançarem aquela meta. Independente se forem de curto ou a longo prazo, as metas precisam estar claras e serem reais (nada mirabolante).
Quando você define uma meta inalcançável, é possível que haja uma frustração no meio do processo do controle financeiro, até porque não vai ter como concluir todo o planejado, além da equipe nutrir um sentimento negativo voltado para a frustração, de não conseguir realizar as atividades necessárias.
Estabeleça quais são os indicadores de desempenho
Depois que você já sabe quais as metas e objetivos para o controle financeiro, você vai precisar escolher os indicadores-chave de performance, ou como alguns chamam o Key Performance Indicator (KPI).
Esses indicadores tratam sobre as informações necessárias para determinar como está a gestão financeira, no caso se houve ou não sucesso.
Por outro lado, os indicadores de desempenho também podem te ajudar no sentido de definir quais outras medidas que podem ser adotadas a fim de melhorar todo o processo, como por exemplo manter as práticas. Então esses indicadores são extremamente importantes.
Não junte as suas finanças pessoais das empresariais
Um dilema que a maioria dos empresários hoje em dia (e desde sempre) enfrenta é a separação entre as finanças pessoais das empresarias, isto é, do seu negócio.
Dito isso, vemos que a gestão ou controle financeiro entra como uma salvação desse cenário, afinal você aprenderá a separar o pessoal da empresa.
Você, ao unir as finanças pessoais com as empresariais, está prejudicando diretamente a análise dos resultados de seu negócio, além de arriscar totalmente os lucros, então é necessário evitar.
O ideal é que se crie uma estrutura com a gestão independente, dividindo as suas finanças pessoais das finanças corporativas, dando autonomia aos dois.
Tenha controle da inadimplência
O mais recomendado é que se tenham planilhas de contas devidamente atualizadas para controla a inadimplência, embora seja um desafio, essa é uma das maneiras que correr o risco de se encontrar numa situação inadimplente.
Caso a sua imobiliária tenha muitos contratos de locação, você deve ter conhecimento dos prazos de cada um deles, e saber se eles se encontram pagos ou não.
Tome nota somente que os clientes têm as suas dívidas, mas que esse controle é importante para garantir uma previsibilidade das receitas do seu negócio.
Invista no que vai te agregar valor
O que vai te agregar valor não é somente no sentido financeiro, mas também algo que requeira bastante conhecimento e te faça crescer profissionalmente.
Além disso, os investimento são uma peça fundamental para gerir bem a sua questão financeira, como por exemplo os treinamento para sua equipe, assim como a aquisição de softwares para rotinas.
Portanto, você deve compreender qual o investimento que melhor se adequa a sua imobiliária, considerando as mais diversas prováveis situações.
A nossa dica é que você calcule o retorno sobre o investimento (ROI) sobre as opções disponíveis, e depois identificar qual apresenta maior ROI, e por isso ele teria preferência para a alocação dos recursos.
Uso a tecnologia como o seu aliado
Todos estão utilizando a tecnologia hoje em dia, e é necessário que as empresas se adaptem a essa nova realidade. Mas o marketing não é o único setor que recebe benefícios dessa adoção tecnológica, mas também o setor dos softwares.
Os softwares voltados para a gestão imobiliária são ferramentas poderosas que existem para potencializar a atuação dos corretores enquanto líderes, por isso as atividades rotineiras são administradas de uma maneira mais simples e prática.