Como fazer marketing imobiliário em uma crise?

O marketing imobiliário para novos imóveis é necessário agora. O Covid-19 é um problema global. Era um vírus distante no início de 2020, porém é de saber que o mesmo afetou a economia.

As empresas estão lutando para sobreviver, sejam pequenas, médias ou grandes. Por causa da crise, todos se deparam com as perguntas “como conduzir adequadamente um marketing imobiliário?”. 

Marketing imobiliário – tudo o que você precisa saber!

Você precisa de marketing imobiliário?

Sim. Isso é evidenciado por dois fatos: as pessoas consomem mais mídia por causa da ansiedade e do medo; as marcas devem investir em resultados de longo prazo, e a publicidade é o investimento.

As consequências desta crise serão semelhantes às da crise financeira de 2007-2008. As imobiliárias que utilizarem o marketing imobiliário durante a crise serão mais fortes e ainda as primeiras a se recuperar. Se a rotatividade diminuir, os custos devem ser reduzidos, mas o marketing é um item de investimento. 

A crise financeira combinada com o isolamento geral, é um momento ativo para os profissionais de marketing da Internet. Este é um ótimo momento para buscar soluções interessantes, bem como para analisar as colocações atuais. 

A decisão certa seria analisar e otimizar as colocações com base nos resultados de abril e buscar novos canais para os orçamentos liberados. Quando a crise passar, as pessoas irão comprar para a marca que se comunicou correta e discretamente com elas durante a pandemia. 

A principal coisa a fazer hoje é acompanhar todas as atividades dos concorrentes em uma base semanal e responder instantaneamente, mudando de forma flexível o plano de mídia em favor de certas ferramentas dentro de um mês.

O que deve ser marketing?

O marketing deve ser estratégico, social e flexível.

Estratégico. Construa a imagem da marca antes do degelo e planeje o marketing imobiliário com base em diferentes cenários. São três: rápido, básico e pessimista.

As imobiliárias e incorporadoras vêm desenvolvendo ativamente diversos serviços online para compradores. Portanto, as vendas online ganharam espaço. 

Como o modelo de compra mudará?

Os clientes em crise estão se tornando mais racionais e contidos. As pessoas tendem a comprar categorias básicas e produtos de uso diário por uma fração do preço. Uma atitude equilibrada em relação às compras continuará por vários anos após a crise.

A demanda pendente crescerá em um futuro próximo!

Os investimentos em publicidade nas redes sociais são agora os mais justificados, a taxa de resposta chega a cerca de 40%. O tempo de diálogo nos sistemas de comunicação WhatsApp Business, Skype, Zoom são significativamente aumentados – agora o comprador está pronto para prestar mais atenção na comunicação com o vendedor: 

Tirar dúvidas, estudar as informações recebidas e voltar ao diálogo com novas dúvidas sobre o produto. Essa tendência surgiu durante o período de auto isolamento, anteriormente o comprador não estava pronto para uma comunicação ativa, limitando-se a apenas respostas curtas. 

Isso se deve ao aparecimento de tempo livre adicional na rotina diária. O consumidor passou a estudar mais informações: ler artigos, previsões, materiais úteis para construir seus próprios planos após o levantamento das medidas restritivas. 

E aqui não se trata da racionalidade do consumidor, mas sim de escolher a melhor opção para o seu orçamento.

A contenção na situação atual reflete o sentimento geral do mercado. Se o comprador está confiante em sua própria capacidade de pagar consistentemente os pagamentos da hipoteca e acredita na entrega do objeto no prazo, seu modelo de comportamento não mudará de fato. A única mudança é o aumento do período de tomada de decisão devido à situação geral volátil.

Em quais canais investir para um marketing imobiliário eficaz?

Use vídeos curtos, para maximizar seu alcance;

Use a publicidade gráfica para ajudar a moldar a preferência do público-alvo pela marca;

Reforçar a sua presença nas redes sociais e a utilização de publicidade direcionada – isto irá permitir-lhe manter contacto com potenciais compradores mesmo em condições de procura diferida;

Acompanhar o call center – monitorar a qualidade da comunicação com cada usuário.

Em situações de crise, três coisas são necessárias: análise das solicitações do público, flexibilidade e adaptabilidade do inventário de mídia e ativações fora do padrão associadas à agenda atual. 

Resumindo, os especialistas aconselham três coisas: a comunidade, o desenvolvimento do sistema de distribuição online e o desenvolvimento estratégico da marca.

A comunidade é necessária à medida que as pessoas se envolvem mais nos canais de mídia das próprias marcas, onde procuram ofertas e suporte especiais. O problema comum une.

A viabilidade do negócio agora depende diretamente do modelo de distribuição, utilizando o marketing imobiliário. O desenvolvimento e a melhoria das vendas online é o principal fator de sustentabilidade.

De acordo com a análise, é em situações de crise que os líderes de mercado se desenvolvem e a fixação de posições ocorre com mais eficácia.