Entenda qual importância em possuir software de gestão para otimizar o tempo e gerenciar as negociações.
Histórico CRECI
Desde a década de 1960, quando foi instituído legalmente o Sistema Cofeci-Creci, a instituição vem trabalhando pela sensibilização dos órgãos públicos quanto à importância do papel dos corretores de imóveis no desenvolvimento econômico, social e político de nosso país. Tendo como foco principal a fiscalização do exercício da profissão, o sistema Cofeci-Creci busca manter o prestígio das atividades de mediação perante o mercado imobiliário e a sociedade. Atualmente no Brasil, existem mais de 500 mil corretores de imóveis regularizados. Inúmeros profissionais ainda aguardam seu registro profissional para poder exercer a profissão legalmente.
O futuro
Diante das perspectivas de mercado que vem evoluindo a cada dia, o profissional que simplesmente intermediava a compra e venda de imóveis para receber sua comissão no final da negociação está fadado a não ter mais seu espaço garantido. O que os clientes buscam hoje são profissionais consultores e não simplesmente intermediadores de negócios.
Com uma clientela cada vez mais exigente e um número cada vez maior de profissionais com o CRECI, que é o registro de corretores imobiliários do Brasil, o mercado exige um profissionalismo cada vez maior.
“Há alguns períodos do ano em que a procura por imóveis para locação aumenta. Apesar da crise financeira no país, a procura por imóveis para locação se mantém…”
Onofre Carioca da Silva Junior
A grande crescente na procura por imóveis para locação, deixa vários consultores imobiliários otimistas com o mercado e buscam parcerias com empresas do mesmo segmento para conseguir atender a demanda. É o caso do profissional Onofre Carioca da Silva Junior que relata a reportagem da Si9 onde a procura para locação está maior do que ele tem a oferecer. “Há alguns períodos do ano em que a procura por imóveis para locação aumenta. Apesar da crise financeira no país, a procura por imóveis para locação se mantém, principalmente em determinada faixa de preço como, por exemplo, entre setecentos e cinquenta à mil reais mensais”.
Na cidade de Guarapuava, região central do Estado do Paraná, a média do comprometimento salarial das pessoas, em geral tem sido no máximo mil reais mensais, e, por esse motivo, a procura é maior para imóveis com essa faixa de preço de aluguel. Essa demanda faz com que “procuramos parcerias com imobiliárias e corretores parceiros”, enfatiza Onofre.
A locação residencial é a que tem maior procura. Segundo Carioca, “a busca por imóveis comerciais caiu bastante esse ano de 2019. Imagino que seja por causa da crise onde as pessoas estão pensando mais antes de abrir ou ampliar um negócio sem falar que os preços tiveram que cair, tanto aluguel comercial quanto residencial, já que o mercado aqui de Guarapuava estava com preços altos”, lembra Carioca.
Gerenciar dados de qualquer lugar
“O sistema integrado ao site facilita na hora de mantermos nossos imóveis atualizados e a disponibilidade de cada categoria.”
Onofre Carioca da Silva Junior
A variação de preços para as locações de imóveis e a grande demanda tecnológica, bem como a competitividade de mercado, faz com que haja necessidade de investir em software de gestão imobiliária. Para que se tenha um gerenciamento de qualidade, o empresário precisa estar atento às variações de mercado para agilizar os processos diários e manter seu cliente informado em tempo real sobre a disponibilidade de imóveis com foco na venda. Para Onofre, “o software de gestão é muito importante pois ajuda a gerenciar tanto os imóveis disponíveis bem como os alugados. Além de agilizar os processos ajuda na organização de dados em geral”.
Carioca diz ainda que, apesar de possuir software de gerenciamento a menos de um ano, “já percebemos a diferença no dia a dia. O sistema integrado ao site facilita na hora de mantermos nossos imóveis atualizados e a disponibilidade de cada categoria. Na hora em que o cliente vem procurar um imóvel já temos as informações e fotos e quantos estão disponíveis”. O Carioca tem o serviço de software e site integrados contratado com uma empresa também paranaense, Si9 sistemas, com sua sede no Sudoeste do Paraná na cidade de Dois Vizinhos.
Com foco tecnológico bastante arrojado, oferecendo servidores em nuvem com software completo para gerenciamento imobiliário, todo integrado ao site, que é a loja virtual na internet, a empresa Si9 preza completamente pela segurança das informações de seus clientes. Além de praticidade, a Si9 busca redução de custos em infraestrutura sem a necessidade de investimento em servidores físicos. Com alta disponibilidade, conforto para o usuário e praticidade, o software oferece agilidade no dia a dia.
Para o CEO da empresa Rodrigo Chiapetti, “a quantidade de tarefas diárias de nossos clientes que precisam gerenciar a empresa e ao mesmo tempo vender ou angariar mais imóveis, faz com que a Si9 tenha foco em agilizar os processos internos na imobiliária”. A demanda cada vez mais exigente dos clientes faz com que a tecnologia evolua muito rápido. Para Chiapetti, “com essa demanda tecnológica e pessoas cada vez mais atarefadas, faz que nosso objetivo seja otimizar o tempo de nossos clientes”. Rodrigo diz ainda que “a empresa Si9 valoriza profissionais de alto nível de conhecimento para entregar um produto final robusto e de qualidade com o que há de mais moderno no mercado”, finaliza.
Por Roberto Carlos de Souza